Páginas

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Como recuperar o Grub

Muitas vezes perdemos o grub, e não conseguimos mais iniciar o Linux. Muitas vezes isso acontece porque instalamos o Windows. Aqui vai uma dica de como recuperar o Grub.

Você vai precisar de um Live-cd, do ubuntu por exemplo.

Entre no live-cd, e logue-se como root no terminal.

1o - Verifique a partição onde se encontra o seu Linux

# fdisk -l

No meu caso, o linux está montado em /dev/sda6.

2o - Monte a partição em uma pasta qualquer, no caso eu montei no /mnt e o sistema de arquivos é ext4

# mount -t ext4 /dev/sda6 /mnt

3o - Reinstale o Grub

# grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda


Reinicie a máquina e terá seu Grub de volta...
T+

fonte: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Como-recuperar-o-GRUB-em-3-comandos-Esse-funciona

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Configurar corretor ortográfico no Texmaker

Pra quem não sabe, o Texmaker é um editor para Latex e pode ser obtido AQUI. Existe versões para Linux, MacOsX e para o pior sistema operacional que existe, o Windows.

No Texmaker existe uma maneira de configurar um corretor ortográfico, para que o editor marque as palavras erradas digitadas.
Para fazer isso, você deve baixar o dicionário, e indicar no Texmaker onde está esse dicionário. Portanto siga os passos a seguir:

- baixe o dicionário de sua preferência. Como eu estou configurando para Português do Brasil, eu baixei o dicionário do BrOffice, disponível em http://www.broffice.org/files/pt_BR-2011-05-27AOC.zip. Baixe o arquivo, salve no seu local de preferencia e descompacte.

- Haverá um arquivo com extensão .dic e outro com extensão .aff . Estes dois arquivos devem ficar na mesma pasta.

- No Texmaker vá em Opções->Configurar Texmaker->Editor e ná opção Dicionário escolha o arquivo com extensão .dic que baixou.

- Pronto, agora seus textos serão marcados, caso estajam errados. O problema é que marca também as palavras reservadas do Latex.

T+

terça-feira, 12 de julho de 2011

Deixando o gnome-terminal transparente

Neste artigo mostrarei como se faz para deixar o gnome-terminal transparente. Para isso vamos utilizar o gconf, que é um editor de configurações do Gnome.

Primeiro é necessário baixar o gconf:
$ aptitude install gconf

e se você ainda não possui o gnome-terminal:
$ aptitude install gnome-terminal

Agora abra o gnome-terminal, que se encontra em Aplicativos > Terminal ou pressione Alt + F2 e digite gnome-terminal.




e vá no menu Editar > Preferências do perfil. Vá na aba Plano de Fundo e marque a opção de Fundo transparente.



Agora falta apenas alterar um parâmetro do gconf-editor.

Para os one-linners de plantão, digite o seguinte comando no terminal:
# gconftool-2 --type bool ---set /apps/metacity/general/compositing_manager true

Para quem prefere o ambiente gráfico, basta seguir os seguintes passos.
1 - Abra o gconf-editor. Para isso vá em Aplicativos > Sistema > Editor de configurações ou pressione Alt + F2 e digite gconf-editor.



2 - Estando dentro do Editor, vá em apps > metacity > general e marque a caixa referente a compositing_manager.



Segue um screenshot de como fica o gnome-terminal:



Qualquer dúvida deixe um comentário.