Páginas

sábado, 29 de janeiro de 2011

Instalar pacote abntex no slackware 13.0

Ao tentar instalar o pacote abntex no slackware, testei o tutorial http://www.vivaolinux.com.br/dica/Pacote-abnTeX-no-Slackware-10.2/, porém não consegui.

Procurei então no repositorio http://www.slackbuilds.org, e lá tem o pacote para slackware 13.0 (para mais informações de como utilizar os pacotes do repositorio, clique aqui).

O source e o script do slackbuilds podem ser baixados AQUI.

Ao tentar criar o pacote .tgz como root, ocorreram vários erros, envolvendo ausência de comandos do tipo ‘latex’, ‘bibtex’ e ‘dvips'. Após analisar o problema melhor, percebi que os comandos estavam disponíveis para usuários comuns, mas não para o root.
O problema então era que o caminho para os binários do tetex não estavam no PATH do root. A solução foi adicionar o caminho dos binários necessários com o seguinte comando (como root):

PATH=/usr/share/texmf/bin/:$PATH

Este comando não adiciona permanentemente o caminho ao PATH do root.
Após fazer isso a compilação do pacote do slackbuilds ocorreu normalmente.

T+


fonte: http://weirdnerd.wordpress.com/

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Como Traduzir o XFCE 4.6.1

Aqui vai uma coisinha simples de fazer, que eu ja procurei ate no fim do mundo e nao achei: como traduzir o XFCE 4.6.1 para portugues do Brasil.
Aqui eu utilizo o linux Slackware 13.0.

Traduzindo:

> edite o arquivo: /etc/profile.d/lang.sh
> comente a linha: export LANG=en_US
> escreva a linha logo abaixo: export LANG=pt_BR.UTF-8
> reinicie o sistema e corra pro abraco

Nao se esqueca de fazer um backup do arquivo, caso de alguma pala...

T+...

fonte: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Slackware-Current-redondo-com-XFCE?pagina=1

domingo, 12 de dezembro de 2010

Montagem de partições pelo fstab

Montei uma partição ntfs pelo fstab e a princípio funcionou tudo corretamente. Só que acabei achando um defeito. Quando tentei descompactar um arquivo dentro da partição não consegui. Para resolver isto tive que adicionar o uid(id do usuário) nas opções da montagem da partição.

Para descobrir o seu uid digite no terminal:
$ id

O retorno será:
uid = 1020(usuario) gid = 1050(usuario) .... etc

Note que os números 1020 e 1050 são somente para tomarmos de exemplo.

Agora basta adicionar no fstab na linha da montagem desta partição, a opção uid=1020. Pronto, problema resolvido !

Gerenciador de TouchPad

Este post é pra vocês que tem problemas com o touchpad no linux. Caso não consigam desabilitar ou habilitar o touchpad no linux como eu, abaixo está a solução.

O pacote gpointing-device-settings gerencia o uso do touchpad.
Nas distros debian-like basta instalá-lo utilizando apt-get install gpointing-device-settings . Lembrando que se o pacote xserver-xorg-input-synaptics não estiver instalado você deve instalá-lo também.

Nota: Só um pequeno detalhe. Se você desligar o notebook com o touchpad desabilitado ele irá ligar funcionando, mas no gpointing-device-settings, pelo menos para mim, apareceu como se o touchpad estivesse desabilitado. Para resolver isto basta habilitá-lo e desabilitá-lo denovo que funciona certinho.

Para facilitar a vida é bom criar um lançador para não ter que ficar digitando toda hora o nome gpointing-device-settings. Ou criar um link simbólico também é uma outra boa solução.

Até a próxima.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Habilitar o recurso de autocompletar no ubuntu

Rapidamente:
Edite o arquivo /etc/bash.bashrc e retire o comentário das seguintes linhas:

#if [ -f /etc/bash_completion ]; then
# . /etc/bash_completion
#fi

By Tulio { Entre com o comando source /etc/bash.bashrc }

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Limitar velocidade do apt-get com parâmetro

Há algum tempo o Túlio postou como limitar a velocidade de download do apt-get aqui editando o arquivo em /etc/at/apt.conf.d/ chamado 70debconf.

Às vezes você não quer ficar editando o arquivo e quer limitar o download somente uma ou outra vez. Assim, seria mais fácil passar como parâmetro o limite de download que você quer. Para fazermos isso devemos usar o apt-get da seguinte forma:

# apt-get -o Acquire::http::Dl-limit=n comando

n: Velocidade máxima que você quer para o download.
comando: install nomedopacote, upgrade, update, etc.

domingo, 19 de setembro de 2010

Desligar monitor pelo terminal

Vi e achei interessante. Você pode desligar o monitor pelo terminal digitando o seguinte:

$ xset -display :0.0 dpms force off

Para ligar o monitor digite:

$ xset -display :0.0 dpms force on

Estes comandos podem ser usados no cron para programar horários pré-definidos em que o monitor será desligado e será ligado.
Em algumas situações isto pode ser útil.

Até a próxima.