O ambiente gráfico KDE tem uma frescura que o root não pode executar aplicativos gráficos por linha de comando.
Para resolver isso, basta copiar uma pasta oculta do usuario comum chamada .Xauthority (sim, ela é oculta), que está no home, para o home do root.
então proceda da seguinte forma:
cp /home/michel/.Xauthority /root/
problema resolvido!
sexta-feira, 15 de abril de 2011
segunda-feira, 21 de março de 2011
Páginas Desconfiguradas [Resolvido]
Ao entrar em algumas páginas da internet após instalar o Ubuntu 10.04 me deparei com o problema de páginas desconfiguradas, como exemplo no Firefox ir em Menu->Exibir->Estilo de Pagina->Nenhum Estilo.

Fazendo várias pesquisas e perguntas em fóruns descobri que o problema era o DNS(servidor de nomes) do meu provedor de internet.
Para corrigir tal problema:
edite o arquivo /etc/resolv.conf e adicione a seguinte linha ao final do arquivo e salve-o:
nameserver 8.8.8.8
Com isso você deixa o servidor de nomes do google na lista de seus provedores de nomes, caso um não consiga resolver o nome o próximo servidor de nomes é acionado.

Fazendo várias pesquisas e perguntas em fóruns descobri que o problema era o DNS(servidor de nomes) do meu provedor de internet.
Para corrigir tal problema:
edite o arquivo /etc/resolv.conf e adicione a seguinte linha ao final do arquivo e salve-o:
nameserver 8.8.8.8
Com isso você deixa o servidor de nomes do google na lista de seus provedores de nomes, caso um não consiga resolver o nome o próximo servidor de nomes é acionado.
sábado, 29 de janeiro de 2011
Instalar pacote abntex no slackware 13.0
Ao tentar instalar o pacote abntex no slackware, testei o tutorial http://www.vivaolinux.com.br/dica/Pacote-abnTeX-no-Slackware-10.2/, porém não consegui.
Procurei então no repositorio http://www.slackbuilds.org, e lá tem o pacote para slackware 13.0 (para mais informações de como utilizar os pacotes do repositorio, clique aqui).
O source e o script do slackbuilds podem ser baixados AQUI.
Ao tentar criar o pacote .tgz como root, ocorreram vários erros, envolvendo ausência de comandos do tipo ‘latex’, ‘bibtex’ e ‘dvips'. Após analisar o problema melhor, percebi que os comandos estavam disponíveis para usuários comuns, mas não para o root.
O problema então era que o caminho para os binários do tetex não estavam no PATH do root. A solução foi adicionar o caminho dos binários necessários com o seguinte comando (como root):
PATH=/usr/share/texmf/bin/:$PATH
Este comando não adiciona permanentemente o caminho ao PATH do root.
Após fazer isso a compilação do pacote do slackbuilds ocorreu normalmente.
T+
fonte: http://weirdnerd.wordpress.com/
Procurei então no repositorio http://www.slackbuilds.org, e lá tem o pacote para slackware 13.0 (para mais informações de como utilizar os pacotes do repositorio, clique aqui).
O source e o script do slackbuilds podem ser baixados AQUI.
Ao tentar criar o pacote .tgz como root, ocorreram vários erros, envolvendo ausência de comandos do tipo ‘latex’, ‘bibtex’ e ‘dvips'. Após analisar o problema melhor, percebi que os comandos estavam disponíveis para usuários comuns, mas não para o root.
O problema então era que o caminho para os binários do tetex não estavam no PATH do root. A solução foi adicionar o caminho dos binários necessários com o seguinte comando (como root):
PATH=/usr/share/texmf/bin/:$PATH
Este comando não adiciona permanentemente o caminho ao PATH do root.
Após fazer isso a compilação do pacote do slackbuilds ocorreu normalmente.
T+
fonte: http://weirdnerd.wordpress.com/
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
Como Traduzir o XFCE 4.6.1
Aqui vai uma coisinha simples de fazer, que eu ja procurei ate no fim do mundo e nao achei: como traduzir o XFCE 4.6.1 para portugues do Brasil.
Aqui eu utilizo o linux Slackware 13.0.
Traduzindo:
> edite o arquivo: /etc/profile.d/lang.sh
> comente a linha: export LANG=en_US
> escreva a linha logo abaixo: export LANG=pt_BR.UTF-8
> reinicie o sistema e corra pro abraco
Nao se esqueca de fazer um backup do arquivo, caso de alguma pala...
T+...
fonte: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Slackware-Current-redondo-com-XFCE?pagina=1
Aqui eu utilizo o linux Slackware 13.0.
Traduzindo:
> edite o arquivo: /etc/profile.d/lang.sh
> comente a linha: export LANG=en_US
> escreva a linha logo abaixo: export LANG=pt_BR.UTF-8
> reinicie o sistema e corra pro abraco
Nao se esqueca de fazer um backup do arquivo, caso de alguma pala...
T+...
fonte: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Slackware-Current-redondo-com-XFCE?pagina=1
domingo, 12 de dezembro de 2010
Montagem de partições pelo fstab
Montei uma partição ntfs pelo fstab e a princípio funcionou tudo corretamente. Só que acabei achando um defeito. Quando tentei descompactar um arquivo dentro da partição não consegui. Para resolver isto tive que adicionar o uid(id do usuário) nas opções da montagem da partição.
Para descobrir o seu uid digite no terminal:
$ id
O retorno será:
uid = 1020(usuario) gid = 1050(usuario) .... etc
Note que os números 1020 e 1050 são somente para tomarmos de exemplo.
Agora basta adicionar no fstab na linha da montagem desta partição, a opção uid=1020. Pronto, problema resolvido !
Para descobrir o seu uid digite no terminal:
$ id
O retorno será:
uid = 1020(usuario) gid = 1050(usuario) .... etc
Note que os números 1020 e 1050 são somente para tomarmos de exemplo.
Agora basta adicionar no fstab na linha da montagem desta partição, a opção uid=1020. Pronto, problema resolvido !
Gerenciador de TouchPad
Este post é pra vocês que tem problemas com o touchpad no linux. Caso não consigam desabilitar ou habilitar o touchpad no linux como eu, abaixo está a solução.
O pacote gpointing-device-settings gerencia o uso do touchpad.
Nas distros debian-like basta instalá-lo utilizando apt-get install gpointing-device-settings . Lembrando que se o pacote xserver-xorg-input-synaptics não estiver instalado você deve instalá-lo também.
Nota: Só um pequeno detalhe. Se você desligar o notebook com o touchpad desabilitado ele irá ligar funcionando, mas no gpointing-device-settings, pelo menos para mim, apareceu como se o touchpad estivesse desabilitado. Para resolver isto basta habilitá-lo e desabilitá-lo denovo que funciona certinho.
Para facilitar a vida é bom criar um lançador para não ter que ficar digitando toda hora o nome gpointing-device-settings. Ou criar um link simbólico também é uma outra boa solução.
Até a próxima.
O pacote gpointing-device-settings gerencia o uso do touchpad.
Nas distros debian-like basta instalá-lo utilizando apt-get install gpointing-device-settings . Lembrando que se o pacote xserver-xorg-input-synaptics não estiver instalado você deve instalá-lo também.
Nota: Só um pequeno detalhe. Se você desligar o notebook com o touchpad desabilitado ele irá ligar funcionando, mas no gpointing-device-settings, pelo menos para mim, apareceu como se o touchpad estivesse desabilitado. Para resolver isto basta habilitá-lo e desabilitá-lo denovo que funciona certinho.
Para facilitar a vida é bom criar um lançador para não ter que ficar digitando toda hora o nome gpointing-device-settings. Ou criar um link simbólico também é uma outra boa solução.
Até a próxima.
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
Habilitar o recurso de autocompletar no ubuntu
Rapidamente:
Edite o arquivo /etc/bash.bashrc e retire o comentário das seguintes linhas:
#if [ -f /etc/bash_completion ]; then
# . /etc/bash_completion
#fi
By Tulio { Entre com o comando source /etc/bash.bashrc }
Edite o arquivo /etc/bash.bashrc e retire o comentário das seguintes linhas:
#if [ -f /etc/bash_completion ]; then
# . /etc/bash_completion
#fi
By Tulio { Entre com o comando source /etc/bash.bashrc }
Assinar:
Postagens (Atom)