Ao tentar instalar o pacote abntex no slackware, testei o tutorial http://www.vivaolinux.com.br/dica/Pacote-abnTeX-no-Slackware-10.2/, porém não consegui.
Procurei então no repositorio http://www.slackbuilds.org, e lá tem o pacote para slackware 13.0 (para mais informações de como utilizar os pacotes do repositorio, clique aqui).
O source e o script do slackbuilds podem ser baixados AQUI.
Ao tentar criar o pacote .tgz como root, ocorreram vários erros, envolvendo ausência de comandos do tipo ‘latex’, ‘bibtex’ e ‘dvips'. Após analisar o problema melhor, percebi que os comandos estavam disponíveis para usuários comuns, mas não para o root.
O problema então era que o caminho para os binários do tetex não estavam no PATH do root. A solução foi adicionar o caminho dos binários necessários com o seguinte comando (como root):
PATH=/usr/share/texmf/bin/:$PATH
Este comando não adiciona permanentemente o caminho ao PATH do root.
Após fazer isso a compilação do pacote do slackbuilds ocorreu normalmente.
T+
fonte: http://weirdnerd.wordpress.com/
sábado, 29 de janeiro de 2011
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
Como Traduzir o XFCE 4.6.1
Aqui vai uma coisinha simples de fazer, que eu ja procurei ate no fim do mundo e nao achei: como traduzir o XFCE 4.6.1 para portugues do Brasil.
Aqui eu utilizo o linux Slackware 13.0.
Traduzindo:
> edite o arquivo: /etc/profile.d/lang.sh
> comente a linha: export LANG=en_US
> escreva a linha logo abaixo: export LANG=pt_BR.UTF-8
> reinicie o sistema e corra pro abraco
Nao se esqueca de fazer um backup do arquivo, caso de alguma pala...
T+...
fonte: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Slackware-Current-redondo-com-XFCE?pagina=1
Aqui eu utilizo o linux Slackware 13.0.
Traduzindo:
> edite o arquivo: /etc/profile.d/lang.sh
> comente a linha: export LANG=en_US
> escreva a linha logo abaixo: export LANG=pt_BR.UTF-8
> reinicie o sistema e corra pro abraco
Nao se esqueca de fazer um backup do arquivo, caso de alguma pala...
T+...
fonte: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Slackware-Current-redondo-com-XFCE?pagina=1
domingo, 12 de dezembro de 2010
Montagem de partições pelo fstab
Montei uma partição ntfs pelo fstab e a princípio funcionou tudo corretamente. Só que acabei achando um defeito. Quando tentei descompactar um arquivo dentro da partição não consegui. Para resolver isto tive que adicionar o uid(id do usuário) nas opções da montagem da partição.
Para descobrir o seu uid digite no terminal:
$ id
O retorno será:
uid = 1020(usuario) gid = 1050(usuario) .... etc
Note que os números 1020 e 1050 são somente para tomarmos de exemplo.
Agora basta adicionar no fstab na linha da montagem desta partição, a opção uid=1020. Pronto, problema resolvido !
Para descobrir o seu uid digite no terminal:
$ id
O retorno será:
uid = 1020(usuario) gid = 1050(usuario) .... etc
Note que os números 1020 e 1050 são somente para tomarmos de exemplo.
Agora basta adicionar no fstab na linha da montagem desta partição, a opção uid=1020. Pronto, problema resolvido !
Gerenciador de TouchPad
Este post é pra vocês que tem problemas com o touchpad no linux. Caso não consigam desabilitar ou habilitar o touchpad no linux como eu, abaixo está a solução.
O pacote gpointing-device-settings gerencia o uso do touchpad.
Nas distros debian-like basta instalá-lo utilizando apt-get install gpointing-device-settings . Lembrando que se o pacote xserver-xorg-input-synaptics não estiver instalado você deve instalá-lo também.
Nota: Só um pequeno detalhe. Se você desligar o notebook com o touchpad desabilitado ele irá ligar funcionando, mas no gpointing-device-settings, pelo menos para mim, apareceu como se o touchpad estivesse desabilitado. Para resolver isto basta habilitá-lo e desabilitá-lo denovo que funciona certinho.
Para facilitar a vida é bom criar um lançador para não ter que ficar digitando toda hora o nome gpointing-device-settings. Ou criar um link simbólico também é uma outra boa solução.
Até a próxima.
O pacote gpointing-device-settings gerencia o uso do touchpad.
Nas distros debian-like basta instalá-lo utilizando apt-get install gpointing-device-settings . Lembrando que se o pacote xserver-xorg-input-synaptics não estiver instalado você deve instalá-lo também.
Nota: Só um pequeno detalhe. Se você desligar o notebook com o touchpad desabilitado ele irá ligar funcionando, mas no gpointing-device-settings, pelo menos para mim, apareceu como se o touchpad estivesse desabilitado. Para resolver isto basta habilitá-lo e desabilitá-lo denovo que funciona certinho.
Para facilitar a vida é bom criar um lançador para não ter que ficar digitando toda hora o nome gpointing-device-settings. Ou criar um link simbólico também é uma outra boa solução.
Até a próxima.
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
Habilitar o recurso de autocompletar no ubuntu
Rapidamente:
Edite o arquivo /etc/bash.bashrc e retire o comentário das seguintes linhas:
#if [ -f /etc/bash_completion ]; then
# . /etc/bash_completion
#fi
By Tulio { Entre com o comando source /etc/bash.bashrc }
Edite o arquivo /etc/bash.bashrc e retire o comentário das seguintes linhas:
#if [ -f /etc/bash_completion ]; then
# . /etc/bash_completion
#fi
By Tulio { Entre com o comando source /etc/bash.bashrc }
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
Limitar velocidade do apt-get com parâmetro
Há algum tempo o Túlio postou como limitar a velocidade de download do apt-get aqui editando o arquivo em /etc/at/apt.conf.d/ chamado 70debconf.
Às vezes você não quer ficar editando o arquivo e quer limitar o download somente uma ou outra vez. Assim, seria mais fácil passar como parâmetro o limite de download que você quer. Para fazermos isso devemos usar o apt-get da seguinte forma:
# apt-get -o Acquire::http::Dl-limit=n comando
n: Velocidade máxima que você quer para o download.
comando: install nomedopacote, upgrade, update, etc.
domingo, 19 de setembro de 2010
Desligar monitor pelo terminal
Vi e achei interessante. Você pode desligar o monitor pelo terminal digitando o seguinte:
$ xset -display :0.0 dpms force off
Para ligar o monitor digite:
$ xset -display :0.0 dpms force on
Estes comandos podem ser usados no cron para programar horários pré-definidos em que o monitor será desligado e será ligado.
Estes comandos podem ser usados no cron para programar horários pré-definidos em que o monitor será desligado e será ligado.
Em algumas situações isto pode ser útil.
Até a próxima.
Assinar:
Postagens (Atom)