O comando touch modifica a data e hora de acesso a arquivos.
Legenda:
A - Ano
M - Mês
D - Dia
h - Hora
m - minutos
s - segundos
Para modificarmos a data e hora de acesso e modificação de um arquivo basta fazermos o seguinte:
$touch -t AAAAMMDDhhmm.ss arquivo
Se o arquivo não existir ele será criado com a data e hora definidas. Se existir será apenas modificadas a data e a hora.
Se quisermos modificar apenas a data e hora de acesso do arquivo temos que usar o comando dessa maneira:
$touch -t AAAAMMDDhhmm.ss -a arquivo
E se quisermos modificar apenas a data e hora de modificação do arquivo, usaremos o comando dessa maneira:
$touch -t AAAAMMDDhhmm.ss -m arquivo
Exemplos:
1. $touch -t 200702182233.10 -m testando.txt
2.$touch -t 200103102340.10 testando.txt
3.$touch -t 199501010129.10 -a testando.txt
No exemplo 1 o arquivo testando.pdf terá sua data e hora de modificação alteradas para 18/Fev/2007 às 22:33:10.
No exemplo 2 o arquivo testando.pdf terá sua data e hora de acesso e modificação alteradas para 10/Mar/2001 às 23:40:10.
No exemplo 3 o arquivo testando.pdf terá sua data e hora de acesso alteradas para 01/Jan/1995 às 01:29:10.
Obs: Nos 3 exemplos, se o arquivo testando.txt não existir no diretório atual ele será criado.
sábado, 6 de março de 2010
sexta-feira, 5 de março de 2010
Personalizando o xterm
A personalização que apresento é: mudar background, foreground e tamanho da janela do xterm.
# vim .Xdefaults
No lugar de vim você pode usar qualquer editor de texto. Nesse arquivo escreva:
xterm*background: white
xterm*foreground: black
xterm*geometry: 800x24
Eu prefiro o terminal com fundo branco. Experimente outras cores.
O tamanho da janela do xterm é definido em geometry que no caso é 800x24. Irá ocupar toda a largura do monitor. Pra mim assim é melhor pra ler.
Após salvar o arquivo digite:
$ xrdb -merge .Xdefaults
É isso!
# vim .Xdefaults
No lugar de vim você pode usar qualquer editor de texto. Nesse arquivo escreva:
xterm*background: white
xterm*foreground: black
xterm*geometry: 800x24
Eu prefiro o terminal com fundo branco. Experimente outras cores.
O tamanho da janela do xterm é definido em geometry que no caso é 800x24. Irá ocupar toda a largura do monitor. Pra mim assim é melhor pra ler.
Após salvar o arquivo digite:
$ xrdb -merge .Xdefaults
É isso!
terça-feira, 2 de março de 2010
Instalar driver do chip Broadcom bcm43xx no Slackware 13.0
Olá,
enquanto estou aqui escrevendo já se passaram no minimo 12 horas que eu tava tentando instalar esse bendito drive no meu notebook HP Compac nx6105.
Pesquisei em diversos sites, li inumeros tutoriais, mas so fui conseguir quando li direto da fonte desses tutoriais.
Meu computador, como já disse é um HP Compac nx6105, e o sistema operacional que uso é o slackware 13.0. Eu usei o que vou postar aqui para meu chip e deu certo. Creio que para outras versões do chip da broadcom, da serie bcm43xx também dê certo.Então vamos lá.
ESSE TUTORIAL FUNCIONARA PARA VERSÕES DO KERNEL 2.6.25 OU SUPERIORES
Primeiramente, certifique qual é o modelo de seu chip:
> no terminal digite: lspci
O resultado será algo parecido com isso:
Network controller: Broadcom Corporation BCM4318 [AirForce One 54g] 802.11g Wireless LAN Controller (rev 02)
Após certificar que seu chip é da familia bcm43xx, e seu kernel é da versão 2.6.25 ou superior faça os seguintes passos:
1 - baixe o seguinte arquivo:
http://bu3sch.de/b43/fwcutter/b43-fwcutter-012.tar.bz2
* Via terminal faça:
2 - descompacte-o:
tar xjf b43-fwcutter-012.tar.bz2
3 - entre na pasta descopactada:
cd b43-fwcutter-012
4 - digite make
5 - volte uma pasta acima: cd ..
6 - digite: export FIRMWARE_INSTALL_DIR="/lib/firmware"
7 - baixe o arquivo:
http://mirror2.openwrt.org/sources/broadcom-wl-4.150.10.5.tar.bz2
8 - descompacte-o:
tar xjf broadcom-wl-4.150.10.5.tar.bz2
9 - entre na pasta descompactada:
cd broadcom-wl-4.150.10.5/driver
10 - digite:
sudo ../../b43-fwcutter-012/b43-fwcutter -w "$FIRMWARE_INSTALL_DIR" wl_apsta_mimo.o
11- ative os modulos, digitando:
modprobe -r b43
modprobe b43
Pronto, feito isso o led do seu wireless acenderá. Uma otima ferramenta de configuração e conexão é o WICD. Tem esse programa no DVD do Slackware 13.0 na pasta extras. Entre na pasta procure por Wicd, encontre o arquivo com a extensão .txz e via terminal digite installpkg "nome do arquivo" (sem aspas).
Para saber mais: http://linuxwireless.org/en/users/Drivers/b43
fonte: http://linuxwireless.org/en/users/Drivers/b43
Até a proxima...
enquanto estou aqui escrevendo já se passaram no minimo 12 horas que eu tava tentando instalar esse bendito drive no meu notebook HP Compac nx6105.
Pesquisei em diversos sites, li inumeros tutoriais, mas so fui conseguir quando li direto da fonte desses tutoriais.
Meu computador, como já disse é um HP Compac nx6105, e o sistema operacional que uso é o slackware 13.0. Eu usei o que vou postar aqui para meu chip e deu certo. Creio que para outras versões do chip da broadcom, da serie bcm43xx também dê certo.Então vamos lá.
ESSE TUTORIAL FUNCIONARA PARA VERSÕES DO KERNEL 2.6.25 OU SUPERIORES
Primeiramente, certifique qual é o modelo de seu chip:
> no terminal digite: lspci
O resultado será algo parecido com isso:
Network controller: Broadcom Corporation BCM4318 [AirForce One 54g] 802.11g Wireless LAN Controller (rev 02)
Após certificar que seu chip é da familia bcm43xx, e seu kernel é da versão 2.6.25 ou superior faça os seguintes passos:
1 - baixe o seguinte arquivo:
http://bu3sch.de/b43/fwcutter/b43-fwcutter-012.tar.bz2
* Via terminal faça:
2 - descompacte-o:
tar xjf b43-fwcutter-012.tar.bz2
3 - entre na pasta descopactada:
cd b43-fwcutter-012
4 - digite make
5 - volte uma pasta acima: cd ..
6 - digite: export FIRMWARE_INSTALL_DIR="/lib/firmware"
7 - baixe o arquivo:
http://mirror2.openwrt.org/sources/broadcom-wl-4.150.10.5.tar.bz2
8 - descompacte-o:
tar xjf broadcom-wl-4.150.10.5.tar.bz2
9 - entre na pasta descompactada:
cd broadcom-wl-4.150.10.5/driver
10 - digite:
sudo ../../b43-fwcutter-012/b43-fwcutter -w "$FIRMWARE_INSTALL_DIR" wl_apsta_mimo.o
11- ative os modulos, digitando:
modprobe -r b43
modprobe b43
Pronto, feito isso o led do seu wireless acenderá. Uma otima ferramenta de configuração e conexão é o WICD. Tem esse programa no DVD do Slackware 13.0 na pasta extras. Entre na pasta procure por Wicd, encontre o arquivo com a extensão .txz e via terminal digite installpkg "nome do arquivo" (sem aspas).
Para saber mais: http://linuxwireless.org/en/users/Drivers/b43
fonte: http://linuxwireless.org/en/users/Drivers/b43
Até a proxima...
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
Limitar velocidade de download do APT-GET
Bom pessoal, essa foi muito útil aqui em casa e acho que vai ser útil também nas repúblicas estudantis do Brasil, heheh'.
Como limitar a velocidade de download do APT-GET?
# sudo vim /etc/apt/apt.conf.d/70debconf
O vim é o editor de texto, você pode usar o de sua preferência, por exemplo gedit.
Em seguida adiciona as seguintes linhas no arquivo:
Acquire {
http {
Dl-Limit "n";
}
}
Onde n é a velocidade limite em KB/S.
Edição:
Havia esquecido de mencionar que se n for 0 (zero), a velocidade é ilimitada.
Havia esquecido de mencionar que se n for 0 (zero), a velocidade é ilimitada.
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
Instalar Codeblocks no Slackware 13.0
Depois de passar quase o dia todo tentando instalar o codeblocks no slackware, finalmente consegui. Como não achei muita coisa na internet falando sobre isso, vou compartilhar aqui.
Primeiramente vou passar um link de um repositorio do slackware, que tem varios pacotes de varias versões:
http://www.slacky.eu/
o site ta em Italiano...
Vamos ao que interessa....
Para instalar siga os passos:
1 - Donwload do codeblocks:
http://codigolivre.org.br/frs/download.php/5829/codeblocks-rev_4000-i686-6FZ.tgz
2 - pelo terminal digite installpkg "nome do pacote baixado" na pasta onde salvou o pacote
3 - Baixe as seguintes dependencias e instale:
- http://repository.slacky.eu/slackware-13.0/libraries/libmspack/0.0.20060920alpha/
- http://repository.slacky.eu/slackware-13.0/development/wxwidgets/2.8.10/
installpkg "nome do pacote"
instale primeiro a biblioteca libmspack, e depois o wxwidgets
4 - entre no terminal e digite codeblocks
Pronto! Parece fácil, mas fiquei quase 3 horas para fazer isso...
espero que sirva para alguem...
abraços
Primeiramente vou passar um link de um repositorio do slackware, que tem varios pacotes de varias versões:
http://www.slacky.eu/
o site ta em Italiano...
Vamos ao que interessa....
Para instalar siga os passos:
1 - Donwload do codeblocks:
http://codigolivre.org.br/frs/download.php/5829/codeblocks-rev_4000-i686-6FZ.tgz
2 - pelo terminal digite installpkg "nome do pacote baixado" na pasta onde salvou o pacote
3 - Baixe as seguintes dependencias e instale:
- http://repository.slacky.eu/slackware-13.0/libraries/libmspack/0.0.20060920alpha/
- http://repository.slacky.eu/slackware-13.0/development/wxwidgets/2.8.10/
installpkg "nome do pacote"
instale primeiro a biblioteca libmspack, e depois o wxwidgets
4 - entre no terminal e digite codeblocks
Pronto! Parece fácil, mas fiquei quase 3 horas para fazer isso...
espero que sirva para alguem...
abraços
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
Instalando o Java e usando o eclipse no Slackware
Depois de várias tentativas de instalar o eclipse no Slackware, pesquisei e descobri que o Slackware não vem com o Java...
Então primeiro tive que instalar o Java:
http://javafree.uol.com.br/artigo/871494/
Para usar o eclipse, primeiro baixe o mesmo no site da sun:
http://www.eclipse.org/downloads/download.php?file=/eclipse/downloads/drops/R-3.5.1-200909170800/eclipse-SDK-3.5.1-linux-gtk.tar.gz
para usa-lo, descompacte, entre na pasta descompactada pelo terminal e digite:
./eclipse
Ainda não sei como colocar um icone no menu, se alguem souber poste aqui...
abraços
Então primeiro tive que instalar o Java:
http://javafree.uol.com.br/artigo/871494/
Para usar o eclipse, primeiro baixe o mesmo no site da sun:
http://www.eclipse.org/downloads/download.php?file=/eclipse/downloads/drops/R-3.5.1-200909170800/eclipse-SDK-3.5.1-linux-gtk.tar.gz
para usa-lo, descompacte, entre na pasta descompactada pelo terminal e digite:
./eclipse
Ainda não sei como colocar um icone no menu, se alguem souber poste aqui...
abraços
Configurar Modem 3G USB E156B da Claro no Slackware 13.0
Bom, eu tentando fazer as coisas acontecerem no slackware me deparei com um dilema... Como configurar o meu modem de internet 3G da Claro no slackware?
Não existe assistencia para o linux, só pra windows e mac...
Procurando na internet eu achei um tutorial que eu fiz aqui no meu slackware 13.0 e deu certo...
Primeiro você deve instalar o "wvdial" que é um aplicativo que faz conexões de internet discada no linux, mas que serve para fazer a conexão nesse modem...
Ai está o Link...
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Modem-Huawei-E226-Claro-3G/
Não vou escrever o tutorial aqui pq os creditos não são meus...
Até...
Não existe assistencia para o linux, só pra windows e mac...
Procurando na internet eu achei um tutorial que eu fiz aqui no meu slackware 13.0 e deu certo...
Primeiro você deve instalar o "wvdial" que é um aplicativo que faz conexões de internet discada no linux, mas que serve para fazer a conexão nesse modem...
Ai está o Link...
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Modem-Huawei-E226-Claro-3G/
Não vou escrever o tutorial aqui pq os creditos não são meus...
Até...
Assinar:
Postagens (Atom)